Como funciona a terceirização do RH?

A terceirização do RH é uma estratégia que possibilita profissionalizar a gestão de pessoas de muitas empresas, sobretudo aquelas de pequeno porte. Além de aperfeiçoar o relacionamento entre os colaboradores e o próprio negócio, o RH terceirizado propicia às corporações reduzir inúmeras despesas.

Mas, afinal, como funciona, o que faz e como terceirizar esses serviços? A seguir, saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que significa a terceirização do RH?

O RH terceirizado nada mais é do que a terceirização da responsabilidade por serviços que estão associados a rotina do departamento de RH de uma empresa. Em outras palavras, o contratante destina a realização de tarefas a outras empresas, cuja expertise é maior, tendo em vista sua experiência na área.

Justamente por conta dessa vivência é que essa tornou-se uma prática bastante comum nos últimos anos. Prova disso é que, em 2017, houve a regulamentação através da Lei nº 13.429/2017 — que inclusive passou a aceitar que atividades-fim fossem também terceirizadas.

Para conseguir atingir uma gestão mais eficiente, muitas organizações direcionam suas atividades para terceiros, isto é, empresas parceiras, a fim de que atividades de rotina sejam executadas externamente. Dentre outros exemplos, pode-se destacar os serviços financeiros, contábeis e até mesmo jurídicos.

Como atua um RH terceirizado?

Uma das mais importantes atribuições do RH terceirizado é deixar as rotinas do setor mais fluídas e dinâmicas, além, é claro, de diminuir os custos da organização. Um exemplo de diminuição de despesas são as organizações pequenas, ou seja, com menos de 5 funcionários que elevam em muito o gasto com pessoal necessário apenas para cuidar da gestão de tão poucos trabalhadores.

Por outro lado, mesmo com um número pequeno de colaboradores, é necessário observar a legislação, sob risco de a empresa sofrer punições importantes, inclusive no âmbito judicial. Nesse contexto, o RH terceirizado pode atuar em diversas frentes, a fim de trazer mais tranquilidade ao empreendedor na hora de estabelecer estratégias organizacionais — se conduzido por uma empresa hábil.

Quais serviços um RH terceirizado pode realizar?

Há inúmeros serviços que o RH terceirizado é capaz de conduzir, a depender das demandas que cada empresa dispõe. Em algumas organizações, por exemplo, é mais comum a contratação de serviços completos, enquanto outras empresas terceirizam apenas áreas específicas, como serviços de recrutamento e seleção.
Abaixo, trouxemos alguns dos principais exemplos de serviços que o RH de uma empresa pode ser terceirizado para outra organização:
  • Elaboração da folha de pagamento;
  • Apoio na gestão de certidões;
  • Rotinas do e-Social;
  • Planejamento de férias;
  • Assessoria jurídica e fiscal;
  • Acompanhamento de normas trabalhistas em acordos, convenções e dissídios;
  • Emissão de documentos previdenciários, etc.

Como fazer a terceirização do RH?

Viu como o RH sob os cuidados de outra empresa pode lhe gerar vantagens competitivas e benefícios muito importantes? Agora que sabe que contar com um parceiro neste setor é benéfico tanto sob a ótica financeira, quanto técnica, chegou a hora de visualizar, na prática, como aplicar essa terceirização. Vamos lá?


Estabeleça os serviços que deseja terceirizar

O primeiro passo para implementar uma terceirização do RH bem-sucedida é definir quais serviços contratar. Para tanto, deve-se levantar os serviços que a sua instituição carece de atenção, por exemplo. De acordo com o cenário, eventualmente pode ser necessário a contratação de pacotes básicos e pontuais, ou, ainda, uma atuação mais ampla.

Vale a pena considerar que algumas demandas de rotina, como a elaboração de folhas de pagamento ou emissão de benefícios podem demandar uma atenção maior pelo RH. Já outros, nem tanto, como o recrutamento e seleção de capital intelectual, elaboração de treinamentos, etc.


Avalie as empresas parceiras

Embora contar com uma empresa parceira seja uma solução que muitas organizações buscam, é necessário avaliar as instituições candidatas a lhe auxiliar neste processo, haja vista que nem todo mundo reúne as condições mínimas necessárias para ofertar uma parceria eficiente. Portanto, preocupe-se em analisar o histórico de eventuais parceiros, sua capacidade, expertise, qualidade no atendimento, dentre outros fatores.


Pense no desenvolvimento da sua empresa

Por fim, você deve também escolher um parceiro que contribua para o crescimento da sua marca. Ainda que inicialmente sua demanda resuma-se à terceirização de serviços rotineiros, é fundamental contratar um parceiro cuja capacidade de atender demandas no futuro seja maior. Afinal, eventualmente seu negócio pode atingir novos patamares, abrindo, portanto, uma demanda diferente daquela que já existe.

E então, leitor. O que achou deste conteúdo? Se gostou da ideia de terceirizar o RH de uma organização e deseja conhecer mais sobre serviços de assessoria, fale com um de nossos consultores e fique por dentro das soluções que o Grupo Destra tem a oferecer para o seu RH.