A Terceirização do RH é realmente eficiente?

A terceirização ou não do departamento de RH é uma dúvida muito presente nas corporações, especialmente nos dias atuais. Embora o tema seja bastante discutido, trata-se de um assunto bastante sensível, sobretudo porque envolve diversos procedimentos burocráticos para as empresas, que vão desde a contratação até o desenvolvimento da carreira dos colaboradores.

De modo geral, as obrigações deste setor não se encerram tão rápido, já que as atribuições do RH por si só são atividades de grande relevância, tendo, inclusive, um peso importante na condução das empresas rumo ao seu sucesso. Pensando nisso, é natural que surjam dúvidas em relação à eficiência de se confiar os cuidados do RH para um terceiro.

Sendo assim, no post de hoje trouxemos informações valiosas, que eventualmente poderão ajudá-lo a definir o melhor mecanismo para sua empresa. Portanto, se quer saber mais sobre o que é terceirização, quais atividades do RH terceirizar, como escolher um parceiro e que decisão tomar no final, continue a leitura!
 

Afinal, o que é a terceirização do RH?

Em termos práticos, terceirizar uma atividade nada mais é do que contratar uma empresa terceira para executar serviços específicos, neste caso o RH, que normalmente é executado internamente pelos próprios colaboradores da empresa contratante. Basicamente, seu principal objetivo é tornar as funções mais “profissionais”, além é claro de reduzir despesas.

Portanto, pode-se dizer que o processo consiste na busca pela alocação de recursos a fim de gerar um desempenho melhor em determinada área. É importante mencionar ainda que a possibilidade de terceirização foi legalizada no Brasil, por intermédio da Lei nº 13.467/2017 — que altera importantes pontos na legislação trabalhista e permite a terceirização de qualquer atividade (incluindo o RH).

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, porém, a terceirização deve se reservar à execução de uma atividade e não da mão-de-obra, uma vez que é vedado o tratamento das pessoas como “mercadoria”, conforme preconiza também a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Portanto, a terceirização é a prestação de serviços por terceiros em favor da empresa contratada.

O que pode ser terceirizado no RH?

Em resumo, há uma lista bastante expressiva de tarefas que podem ser terceirizadas. Basta lembrar que uma empresa de RH terceirizada pode gerenciar todas as funções atribuídas a este departamento. Contudo, não há obrigatoriedade de que as funções do RH sejam integralmente repassadas a outra empresa, isso porque pode-se contar com especialistas em determinados assuntos, como recrutamento e seleção, por exemplo.

Sendo assim, imagine que você pode ou não, terceirizar essa e outras atividades de responsabilidade do gestor de RH, incluindo o processamento da folha de pagamento, a gestão de benefícios, ou até mesmo tarefas de cunho estratégico, como treinamentos corporativos, etc. Assim, além de escolher quais terceirizar, é possível também definir qual será o formato dessa terceirização.

Quais são os cuidados necessários ao terceirizar o RH?

Ao estabelecer uma linha para a terceirização das atividades de Recursos Humanos, é fundamental ter atenção à escolha do fornecedor, tendo em vista que competirá ao profissional assumir um papel bastante estratégico no que diz respeito às funções do próprio RH. Assim, enquanto você terá menor preocupação com relação a burocracias, estará confiando a outras pessoas muitas vezes informações sigilosas.

Nesse contexto, o primeiro passo é eleger parceiros de confiança, além de atentar-se para que o fornecimento dos serviços se dê de maneira acessível também para os seus funcionários efetivos. Outro ponto é encontrar um fornecedor de serviços que disponibilize boas combinações de tarefas. Em outras palavras, é essencial encontrar um pacote ou escolher o plano de serviços que necessita, dentro das opções que melhor se adequam às necessidades do seu negócio.

Então, como escolher o fornecedor ideal?

Não tão raro, empresas que passam por uma desorganização institucional grave, ao considerar a terceirização do RH, acabam não avaliando criteriosamente os fornecedores antes de contratá-los — o que é um erro. Portanto, é essencial compreender que essa escolha deve se dar de maneira racional e segura para evitar problemas maiores.

Para tanto, o primeiro passo é diagnosticar as necessidades da sua empresa, a fim de verificar o que pode ou não ser terceirizado e quais os números que o fornecedor dos serviços precisa atingir para melhorar o desempenho da organização. 

Em seguida, pode ser importante também analisar o mercado, de modo a encontrar referências, conversando com outros clientes sempre que possível. Por fim, uma boa negociação financeira também se faz necessária para garantir o melhor custo-benefício.

Concluindo, a terceirização pode valer muito a pena, desde que a empresa parceira se mostre especializada nas áreas que se pretende terceirizar, além de dispor de condições técnicas para executar da melhor forma o serviço que seu negócio precisa.

O que achou deste conteúdo? Quando o assunto é terceirização do RH, o Grupo Destra é uma excelente escolha. Fale conosco, conheça mais sobre os nossos serviços e descubra como podemos ajudá-lo a reduzir custos e ter um desempenho expressivo.