Tendências e desafios para a gestão de pessoas em 2023

Nos últimos anos, sobretudo em função da pandemia de Covid-19 no Brasil, os processos de trabalho passaram por importantes mudanças. Com isso, gerou-se nos profissionais que estão em busca de uma recolocação profissional, nova expectativa.

Além disso, a gestão de pessoas teve de enfrentar alguns desafios propostos pelos novos modelos e formatos de trabalho. Por isso, é importante conhecer as tendências de RH para 2023, bem como os desafios da gestão de pessoas para este ano.

Portanto, se quer saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura!

Tendências para a gestão de pessoas em 2023

Veja o que pode mudar na gestão de pessoas e descubra os principais pontos para se preparar para o futuro.

Qualificação de líderes

Em pesquisas recentes, percebeu-se que o novo mercado corporativo está muito mais inclinado a adotar uma liderança qualificada e bem desenvolvida. Esse é um dos principais reflexos das mudanças profundas estabelecidas nos últimos anos, com a consolidação de medidas de isolamento social empregadas para tentar frear o avanço da covid no país.

Com um pequeno intervalo, a retomada da naturalidade nos postos de trabalho, por exemplo, passou a exigir dos líderes a construção de um ambiente de trabalho positivo, a fim de que as marcas possam atingir suas metas de trabalho. Afinal, um ambiente de trabalho saudável exige a capacitação dos líderes, já que é necessário muito esforço.

Inclusão e diversidade

Outro tópico em foco neste ano passa diretamente sobre pautas de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. Embora o assunto esteja em mais evidência, muitas organizações ainda não têm um amadurecimento esperado sobre tal aspecto. Assim, considerando que o tema está sempre em discussão, há muito ainda o que fazer para o seu crescimento.

Pensando nisso, as organizações devem investir muito mais na inclusão de pessoas, a fim de promover uma melhor promoção à diversidade, além de políticas claras de combate à segregação. Nesse sentido, o setor de gestão de pessoas terá um papel muito importante, especialmente em relação ao estabelecimento de processos seletivos inclusivos.

Saúde mental

Mais um tema em foco na gestão de pessoas é a preocupação com a saúde mental dos colaboradores. Tendo em vista que o desempenho do âmbito profissional depende diretamente de questões emocionais, a gestão de pessoas deve exercer um papel fundamental no combate ao esgotamento mental no trabalho, além do estresse decorrente das atividades laborativas.

Importante mencionar que muitos aspectos podem influenciar a saúde mental dos trabalhadores. Sendo assim, a gestão de pessoas deverá atuar muito mais em processos como:

  • excesso de trabalho;

  • mudanças repentinas da rotina de trabalho;

  • falta de equilíbrio dos trabalhadores em sua vida pessoal/profissional, etc.

Desafios para a gestão de pessoas em 2023

Agora que já conhecemos algumas tendências para o setor de gestão de pessoas neste ano, chegou a hora de conferir de perto alguns dos principais desafios que cercam as atividades relacionadas ao pessoal, bem como superar cada um deles. Saiba mais:

Reter talentos

A rotatividade de pessoal é um problema importante para qualquer organização. Afinal, a ineficiência em reter talentos pode levantar sérias questões, desde o aumento de custos com pessoal até problemas de desenvolvimento das equipes de trabalho.

Portanto, é essencial que seja avaliado periodicamente o ambiente de trabalho, de modo a perceber precocemente eventuais situações que levem as pessoas a desejarem desligar-se do quadro de uma empresa. Assim, pode-se analisar, por exemplo, as possibilidades de mudanças internas, de modo a melhorar a retenção de talentos.

Algo que deve ficar claro é que, hoje em dia, mais do que bons benefícios, os trabalhadores estão em busca de um espaço em que possam se sentir valorizados e que tenham boas oportunidades. Assim, cabe a gestão de pessoas contribuir para que os colaboradores tenham um plano de carreira definido e entendam a sua jornada dentro da empresa.

Responder às expectativas salariais

O lado financeiro possui um peso muito importante para os trabalhadores. Sendo assim, este também é um desafio para a gestão de pessoas, já que oferecer um salário compatível e ideal para determinados indivíduos nem sempre é uma tarefa fácil.

No entanto, é necessário atentar-se para tal aspecto, sobretudo quanto ao cumprimento das médias praticadas pelo mercado. Lembrando que a compensação financeira pode vir de outras áreas além do salário, como por meio da participação nos resultados ou o oferecimento de bônus.

Encontrar trabalhadores com habilidades esperadas

Por fim, encontrar pessoas com os talentos e habilidades esperados depende de um grande esforço, começando pela definição de quais competências são fundamentais para o dia a dia das empresas. 

Compete, portanto, ao profissional de gestão de pessoas analisar a rotina das vagas, além de estabelecer um perfil ideal, ou seja, de pessoas que, além de apresentarem conhecimentos que são obrigatórios, disponham também de competências complementares que sejam valiosas às vagas.

Pronto. Agora você já está por dentro de algumas das diversas tendências e desafios para a gestão de pessoas em 2023. Gostou deste conteúdo? Para saber mais, não deixe de acompanhar o nosso blog!