Gestão estratégica de pessoas: você sabe qual é a importância para a sua empresa?

Gestão estratégica de pessoas é uma abordagem efetiva e consciente daquilo que constitui uma empresa: seus funcionários e colaboradores. Este também é um conceito da área dos Recursos Humanos que se propõe a analisar a melhor forma de lidar com indivíduos diferentes e uni-los em prol de um objetivo. Continue a leitura e saiba como funciona essa abordagem e descubra algumas dicas sobre como empregá-la na prática.

O que é gestão estratégica de pessoas?

Cada indivíduo é diferente. Esta é uma frase que parece óbvia, mas que no âmbito empresarial, na realidade do cotidiano da empresa ela acaba perdendo seu significado e sendo esquecida. No entanto, deixar de lado esta ideia pode ser algo problemático e contraproducente.

Cada pessoa é diferente porque possui uma história diferente, conta com ideias próprias, com memórias e experiências que fazem com que ela seja quem é. Quando esta pessoa entra para uma empresa, este ambiente corporativo faz com que ela seja aglutinada com diversas outras pessoas, ou seja, com inúmeras realidades muito diferentes da dela. 

A gestão estratégica de pessoas entra nesse problema e oferece a solução: pensar cada indivíduo de acordo com suas capacidades e com suas experiências de forma a utilizar o que há de melhor em cada um. É uma abordagem que permite despertar o que há de mais valioso nesse indivíduo e utilizá-lo para aumentar o valor da empresa.

Nesta abordagem há a oferta de cursos e eventos que possam aumentar o potencial de cada indivíduo, assim como despertar conhecimentos e desenvolver habilidades. É empregar na empresa o que há de mais eficiente em cada colaborador. Uma estratégia com uma boa chance de entregar resultados positivos.

Quais são as bases da gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas é um compilado de pontos importantes que precisam ser colocados em prática de modo a aumentar o capital humano da empresa. Confira a seguir os pontos mais importantes:

Encontrar talentos e mantê-los na empresa

O bom funcionamento de uma empresa depende em muito da qualidade dos profissionais envolvidos. O mundo atual está cheio de pessoas com currículos impressionantes e algumas dessas pessoas estão à procura de uma oportunidade. Um bom gestor deve encontrar essas pessoas e tentar retê-las.

Reconhecer o potencial do funcionário, compreender como é o seu sistema de trabalho são pontos que devem despertar a atenção de uma empresa e da equipe responsável pela gestão estratégica de pessoas. Um funcionário que sabe que seu valor é reconhecido tem mais motivos para desejar permanecer em uma empresa que sabe o quanto ele vale.

Desenvolvimento de competências

Este procedimento nada tem a ver com a capacidade individual do colaborador ou de seu conhecimento, não importando o quão vasto seja. Cada empresa conta com uma estrutura específica, com um modelo de ação que deve ser ensinado àqueles que ali começam a trabalhar.

É importante disponibilizar ao novo colaborador as ferramentas necessárias para que este faça o seu melhor. Estas ferramentas geralmente são cursos, palestras e o ensino cuidadoso de como funcionam as engrenagens da empresa. Para o desenvolvimento de um serviço de qualidade são necessárias ferramentas de qualidade.

Comunicação aberta

Talvez este devesse ser o primeiro item da lista, afinal, a comunicação é essencial em qualquer relação interpessoal. Saber comunicar o que se espera de cada colaborador é muito importante para que não haja nenhuma má interpretação ou falta de compreensão.

Além disso, é importante ter em mente que essa comunicação deve contar com duas vias e ser bilateral. É preciso comunicar, mas também é preciso ouvir e compreender as demandas, as dúvidas, os feedbacks. O crescimento não acontece se apenas um lado contribui.

Pensar salários e cargos de forma eficiente

Uma forma de reter talentos em uma empresa é estipular um caminho ascendente que pode levar a promoções e a salários mais altos. Se existe essa política de recompensa, o funcionário se sente mais propenso a agir em benefício próprio, o que acaba trazendo também vantagens para a empresa.

Bônus e benefícios também podem ser pensados como formas de manter o funcionário e a equipe satisfeitos e trabalhando para melhorar em conjunto. Assim, cada colaborador poderá trazer o melhor de si e receber algo em troca pelo trabalho bem desenvolvido.

A gestão estratégica de pessoas é uma abordagem interessante que leva em consideração o indivíduo que existe por trás do funcionário. Isso quer dizer que as competências, os pontos fortes, a inteligência do funcionário deve ser reconhecida para que possa existir uma equipe comprometida com a empresa e com os resultados.

E então, leitor. O que achou das informações que trouxemos neste texto? Se lhe foram úteis e deseja aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto, descubra o que é, qual a importância e como implementar o desenvolvimento de pessoas, entre em contato conosco.