Metodologia Scrum: o que é e por que colocá-la em prática

Para potencializar suas atividades, muitas empresas investem em tecnologia para otimização do tempo e fazer com que a equipe trabalhe de forma efetiva, pois querem alcançar bons resultados nos seus negócios.

No entanto, para conseguir gerenciar os projetos e finalizá-los no tempo determinado e com custos pré-determinados, é utilizado uma ferramenta muito útil chamada Metodologia Scrum

Acompanhe neste artigo sobre o que se trata e por que colocá-la em prática.


O que é Metodologia Scrum?

A Metodologia Scrum é uma tecnologia desenvolvida por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Na maioria das vezes, ela é utilizada por desenvolvedores de softwares e sistemas, mas são igualmente úteis para empresas de outros setores.

Suponhamos que você tenha uma empresa de marketing e disponha de um setor de conteúdo. O time de redatores pode utilizar uma plataforma onde registram suas tarefas, por exemplo, os temas dos conteúdos que serão produzidos e o tempo que precisa para elaborar cada um deles.

Portanto, o scrum nada mais é do que uma estratégia comumente conhecida por tornar as tarefas ágeis, produzindo mais em menos tempo, ou seja, ela pode ser utilizada por toda a equipe, mantendo uma organização e colaboração de todos.


Por que colocar a metodologia scrum em prática?

A metodologia scrum é uma estratégia diferenciada e útil para o seu negócio, afinal, por meio dela é possível trazer mais engajamento para a equipe, pois se reúnem para todos se sentirem motivados, principalmente quando gestores criam valores diante da metodologia para apresentar os efeitos positivos quando aplicada.

Ademais, o scrum é uma ferramenta que pode ser usada para estabelecer metas, ou seja, definir quem será responsável por cada processo do projeto até a sua finalização. Assim, os colaboradores terão sua função a produzir e tempo determinado para entregá-la.


Considerações finais

Como vimos, aplicar a metodologia scrum dentro de qualquer empresa pode proporcionar agilidade e organização aos projetos desenvolvidos por todos, já que é uma forma de manter as atividades mais organizadas, garantindo assim um excelente custo-benefício, além de permitir alcançar resultados mais satisfatórios, dentro do seu objetivo organizacional.

Agora que já sabe os principais aspectos dessa ferramenta, aproveite para aplicá-la em sua estratégia, traçando novas metas que deverão ser atingidas em conjunto. Assim, será possível garantir mais agilidade e resultados positivos.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco para conhecer as soluções que o Grupo Destra oferece!