Integração na Contabilidade: Entenda o que é e porque a sua empresa precisa aderir

O setor de contabilidade movimenta muitos dados e informações diariamente e isso cria problemas específicos, como tempo mal gerido, excesso de documentos e desencontro de informações.

Assim, uma ferramenta que possa realizar a integração desses dados diversos e fazer a mediação de informações que possam ser relevantes para outras pessoas ou mesmo que possam ser complementadas com outras que um único funcionário não seria capaz de perceber, é uma forma de melhorar a rotina e agilizar o serviço.

Nesse texto vamos falar sobre os benefícios da integração contábil e como é interessante pensar em colocar essa integração em prática. Boa leitura!

Como funciona a integração contábil?

A integração contábil é uma forma de integrar o sistema de gestão de uma empresa ao setor responsável pela contabilidade, ou seja, como a maioria das empresas conta com o auxílio de uma empresa de contabilidade, esse processo acaba ficando fora da empresa e difícil de acessar.

Assim, o sistema de integração contábil facilita esse processo de troca de informações entre empresa e o setor contábil. Por meio de um software é possível realizar o acesso de informações pertinentes de espaços diferentes, sem a necessidade de locomoção ou de esperar por procedimentos burocráticos que possam gastar o tempo e atrasar serviços importantes.

Além disso, é possível acessar relatórios diversos e fazer análises rapidamente. Um dos pontos de interesse da integração contábil é a inserção automática dos dados no sistema, sendo que os relatórios podem ser gerados automaticamente por meio da análise dos dados do próprio sistema.

Dessa forma, para que essa integração seja bem sucedida é preciso que todos os setores estejam conectados, todos os sistemas que dependem uns dos outros. Os dados ficam mais seguros salvos na nuvem, com a integração de sistemas de Finanças, Vendas, Estoque, Patrimônio e Recursos Humanos. Todos esses dados podem ser acessados e movimentados para formar padrões requeridos pela necessidade do momento.

Quais os tipos de integração contábil?

Não existe um único tipo de integração de sistemas, afinal, cada empresa tem suas próprias necessidades que podem ser muito diferentes umas das outras. Assim, existem fatores que norteiam a escolha de um ou outro sistema, sendo assim, é importante fazer uma análise dos tipos de informações e tipos de necessidades que existem na empresa antes da contratação do software de integração.

Um primeiro passo é realizar a própria integração dos sistemas da empresa para que fique mais fácil implementar a integração dos mesmos. O armazenamento em nuvem, assim como a atualização e adequação do sistema da empresa necessitam ser pensados para que o projeto seja colocado em ação.

Sistemas de integração

Existem tipos diferentes de sistemas de integração que servem para melhor atender aos tipos de empresas, sendo elas pequenas, intermediárias ou grandes. Confira:

Básico ou Low-End

Como o próprio nome indica, o sistema básico lida com informações mais básicas, mais comuns, tarefas simples como cálculos e folhas de pagamento. Pequenas empresas podem se beneficiar desse tipo de sistema.

Intermediário ou Mid-End

Empresas de pequeno e médio porte podem se beneficiar desse sistema que é um pouco mais complexo que o anterior, além de contar com algumas funcionalidades a mais.

Avançado ou High-End

Essa é uma opção utilizada por grandes empresas e que conta com muitas funcionalidades que podem integrar completamente os serviços internos das empresas. Conta com as funcionalidades das duas opções anteriores, além de outras mais complexas.

Quais são os benefícios da integração contábil?

As vantagens da integração do sistema contábil são variadas, dentre eles pode-se citar a automatização e facilitação de processos burocráticos e que poderiam tomar muito tempo dos funcionários, assim como a eliminação de períodos de digitação de informações que já constam em outros sistemas.

Assim, a maioria das informações só precisa ser inserida no sistema uma única vez. Os problemas de comunicação entre os diversos setores de uma empresa, ou até mesmo com outros serviços relacionados diminuem e podem até terminar.

Os sistemas de integração também permitem que mais tempo seja ganho, afinal, os funcionários não precisam realizar retrabalhos que tomam tempo desnecessário e que poderiam ter sido reaproveitados.

A facilidade ao conectar setores da empresa também proporciona a relação de informações com uma facilidade maior, além de diminuir substancialmente as divergências de compreensão.

Para conseguir a melhor opção em sistemas de integração para a sua empresa é importante verificar as necessidades reais, os setores que são interconectados, mas que necessitam de maior relacionamento interno. Assim, a busca pelo sistema correto será mais simples e mais certeira para cada situação.

É importante realizar uma análise particular de cada caso para que o procedimento ocorra da melhor maneira. Gostou deste conteúdo? Então, conheça mais sobre o Grupo Destra e fique por dentro das soluções contábeis que oferecemos!