BPO Financeiro Integrado a Contabilidade

O BPO financeiro é uma sigla derivada do termo em inglês “Business Process Outsourcing” que, por sua vez, refere-se à terceirização de processos de negócio. Em outras palavras, o BPO nada mais é do que um serviço no qual um escritório de contabilidade assume a gestão financeira de empresas parceiras.

Dentre outras vantagens, tal prática se destaca no mundo todo por agregar maior eficiência e agilidade na transmissão do controle administrativo de um negócio para empresas especializadas — além, é claro, da segurança, organização e produtividade que o BPO Financeiro oferece. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!


Como funciona o BPO Financeiro?

O BPO Financeiro é, em termos simples, uma expressão utilizada para conceituar a gestão externa do departamento de finanças de uma empresa. Na prática, funciona como uma espécie de consultoria, no qual a empresa contábil se responsabiliza pela gestão financeira de seus clientes, já que é expert no assunto e conhece profundamente o negócio.

Não tão raro, hoje em dia pode-se observar um vasto portfólio no que diz respeito a este tipo de serviço, uma vez que, por meio dele, é possível garantir a manutenção financeira do negócio, além de trazer à empresa um panorama sobre a viabilidade do empreendimento. 

Em contrapartida, os sócios podem se concentrar em seu core business, a partir da terceirização de atividades importantes, embora secundárias, como é o caso da gestão financeira. Como vantagem, ainda contam com o suporte de profissionais que são especialistas na área.
 

Serviços incluídos.

Extremamente abrangente, o BPO financeiro permite à empresa designar um escritório contábil externo para realizar qualquer operação financeira. Exatamente por isso, tal atividade é considerada um diferencial competitivo, afinal, estes profissionais agregam em maior valor estratégico.
As atividades financeiras passíveis de terceirização são definidas de acordo com a carência da organização. Sendo assim, dentre as mais comuns, se destacam as seguintes operações:
  •  Preparação de fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  •  Análise de crédito;
  • Controladoria financeira;
  • Gestão de indicadores financeiros, etc.
Portanto, o BPO Financeiro oferece elementos sólidos para apoiar a tomada de decisão em relação à condução dos objetivos organizacionais, em especial, no que se refere à organização financeira da empresa e a alocação estratégica de recursos — sem contar a minimização de despesas trabalhistas e problemas de gestão do patrimônio.
 

Como saber se o seu negócio precisa do BPO Financeiro?

De modo geral, alguns fatores podem apontar para uma carência em relação a adoção do BPO Financeiro. O principal deles passa diretamente pela inexistência de profissionais internos que se dedicam à gestão financeira, sobretudo quando se trata de empresas com estrutura reduzida.

Outro sinal claro está atrelado aos desafios do negócio em sustentar uma gestão eficaz, principalmente pela pouca experiência e/ou interesse do gestor nesta área. Por fim, a terceirização de serviços financeiros também pode ser inevitável, mesmo com o crescimento da organização, sobretudo caso ela não tenha acompanhado tal evolução.

Afinal, neste cenário, são comuns os erros provocados pela falta de procedimentos adequados, seja em razão da deficiência de registros, problemas com as movimentações e a falta de acompanhamento da saúde financeira.

Concluindo, a implantação do BPO Financeiro garante uma série de benefícios às empresas, principalmente em função do aumento da produtividade, segurança financeira, redução de despesas e a maior assertividade na tomada de decisões financeiras críticas.

E então, o que achou deste conteúdo? Já conhecia o BPO Financeiro? Se deseja profissionalizar ou, ainda, encontrar soluções adequadas para o seu negócio, fale agora mesmo com um de nossos especialistas!