Desenvolvimento de pessoas: o que é, importância e como implementar.

Se dedicar a desenvolver pessoas é uma tarefa que pode gerar benefícios tanto para as empresas quanto aos próprios colaboradores. Isso porque, à medida em que investimos no desenvolvimento de novas competências e habilidades, é possível promover maior retenção de talentos, além de contribuir para um melhor desempenho organizacional.

Quer aprender mais sobre este assunto? Então, continue a leitura!
 

Quais as diferenças entre treinamento e desenvolvimento?

Antes de mais nada, é importante destacar as diferenças entre o treinamento e o desenvolvimento de pessoas. De um lado, treinamento nada mais é do que uma atividade de curta duração que está associada às questões técnicas de determinada função. 

Ou seja, se trata de um tipo de ensino cujo objetivo é transmitir o conhecimento sobre uma ferramenta específica, por exemplo. Por sua vez, o desenvolvimento de pessoas é um método de longo prazo, intimamente associado ao plano de carreira e aos objetivos da empresa.
 

Por que investir no desenvolvimento de pessoas?

Dentre os benefícios de se apostar no desenvolvimento de pessoas, destaca-se a redução do turnover e, consequentemente, a retenção de talentos. Além disso, considerando as boas práticas da Governança Corporativa, outra consequência comum é a melhora no desempenho do colaborador e da empresa no geral.

Basta saber que, em grande parte, a permanência do capital humano se dá em função das oportunidades de crescimento oferecidas. Sendo assim, apostar no desenvolvimento de pessoas é um fator extremamente relevante, pois dessa forma pode-se reduzir a rotatividade de pessoal e garantir os melhores talentos.

Ademais, o desenvolvimento possibilita ao colaborador atingir um desempenho melhor. Consequentemente, se torna possível a formação de equipes de alta performance, uma vez que bem preparadas, as pessoas se relacionarão melhor e estarão mais focadas em ter um resultado melhor.
 

Como criar um programa de desenvolvimento de pessoas?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de se investir no desenvolvimento de pessoas, chegou a hora de ver como colocar esse tipo de programa em prática. Confira os detalhes abaixo:

Faça um mapeamento das necessidades

Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental compreender as carências que o desenvolvimento de pessoas pode contribuir para eliminar. Nesse sentido, é possível reduzir a rotatividade, melhorar o engajamento das equipes, preparar novos líderes, melhorar o desempenho da organização, dentre outros.

Defina metodologias

Ao considerar o desenvolvimento de pessoas, estamos falando sobre competências técnicas e habilidades pessoais que agregam nas atividades desempenhadas pelos colaboradores. 

Sendo assim, é preciso definir os métodos que melhor se adaptam à necessidade das equipes, a fim de garantir um desenvolvimento contínuo e presente na carreira de todos os funcionários. Afinal, cada indivíduo possui sua própria maneira de aprender.

Engaje os funcionários

Agora que você já identificou as necessidades do seu negócio e definiu as metodologias aplicáveis para desenvolver os colaboradores, é hora de investir no engajamento das equipes. Para tanto, deve-se apresentar os benefícios que traz uma jornada de desenvolvimento tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores.

Acompanhe os resultados

Por fim, a última etapa do planejamento e execução passa diretamente pelo acompanhamento dos resultados trazidos pelo seu programa de desenvolvimento de pessoas. Nesta etapa, você deve buscar nos participantes o feedback necessário para validar a eficiência das ações colocadas em prática. Dessa forma, é possível obter detalhes sobre pontos de melhoria e até mesmo captar alguns insights importantes.

Viu como o desenvolvimento de pessoas é importante para a transformação de estratégias em ações que geram resultados? Colocar em prática ações rotineiras pode minimizar as desconexões e otimizar aquilo que as pessoas estão executando.

Agora que você já sabe o que fazer para planejar e colocar em prática o desenvolvimento de pessoas, confira 4 motivos para contratar uma consultoria para o seu negócio!