Governança Corporativa: o que é e qual sua importância

Sempre que uma empresa começa a crescer, é preciso passar a ter uma atenção especial sobre a necessidade de adotar um sistema de governança corporativa. Isso acontece justamente pela necessidade de ampliação da estrutura e, também, da adoção de um novo modelo de organização.

Para ter controle e manter tudo em ordem, é indispensável contar com esse princípio no seu negócio. Pensando nisso, neste artigo vamos mostrá-lo como ela pode contribuir para sua gestão empresarial, além de promover sua marca para uma posição de maior relevância — superando a concorrência. Acompanhe!


Afinal, o que é governança corporativa?

Governança corporativa nada mais é do que a sistematização dos processos e políticas que instituem a administração de qualquer organização. Em outras palavras, suas práticas administrativas têm por objetivo satisfazer todas as partes envolvidas em uma empresa, em detrimento da busca única e exclusiva de resultados.

De modo geral, é muito comum que as companhias de capital aberto adotem esse sistema, principalmente em razão dos desafios administrativos que são enfrentados por esse tipo de organização. Por outro lado, ela pode ser aplicada para qualquer empresa, incluindo os negócios locais.


Princípios básicos da governança corporativa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), esse modelo administrativo estabelece alguns pilares indispensáveis. Sendo eles a:

1.    Transparência;
2.    Equidade;
3.    Prestação de contas (accountability);
4.    Responsabilidade corporativa.

Vale destacar ainda, que a IBGC se trata de uma organização sem fins lucrativos cujo trabalho é referência no país no que se refere às questões relacionadas à Governança Corporativa.


Qual o papel da Governança Corporativa em uma gestão eficiente?

A governança corporativa está diretamente relacionada à gestão empresarial, em seus mais diversos aspectos. Como destacamos anteriormente, à medida que uma empresa cresce, ela precisa se expandir internamente para absorver as novas demandas, sejam elas criadas por novos processos ou por meio de novos fluxos de informações.

Em via de regra, isso representa uma maior complexidade na administração das companhias, sobretudo em razão do novo mercado, utilização de tecnologias pouco habituais até então ou até mesmo pela instabilidade econômica, afinal, é preciso adotar novas estratégias para se destacar da concorrência.

Confira, a seguir, os benefícios da adoção de boas práticas na gestão corporativa:
  • melhor gestão empresarial;
  • valorização da empresa;
  • atratividade para investidores externos;
  •  redução de turnover e atração de talentos;
  •  vivência em administração de conflitos, etc.

Como você pode ver, aplicar uma cultura de governança corporativa é uma tarefa fundamental para qualquer empresa que queira se destacar em seu mercado. Nesse contexto, a forma com que os gestores administram as companhias deve ser pautada em um esforço conjunto para atingir os interesses organizacionais de modo eficiente e contínuo.

Gostou deste artigo? Para entender mais sobre este assunto, descubra como funciona a consultoria em governança corporativa.