Como pequenas empresas podem terceirizar o seu departamento financeiro?

O que é terceirização financeira, afinal?

A terceirização do departamento financeiro, como já pontuamos, é um procedimento no qual uma empresa destina a outra companhia as tarefas relativas ao negócio, em que normalmente quem assume é uma empresa especialista na área. Em outras palavras, isso significa que a contratante contará com o suporte de um time externo para cuidar de todas as atividades relacionadas ao setor financeiro do negócio.

Portanto, não será necessário manter pessoal interno para cuidar das contas a pagar e a receber, emissão de documentos fiscais, gestão de caixa, entre outras atribuições do departamento financeiro. Assim, com a redução das responsabilidades, o empresário tem mais tempo para se dedicar à sua atividade fim, promovendo assim um crescimento do seu negócio de maneira mais significativa.

Por que terceirizar o seu departamento financeiro?

Além de contar com o suporte de uma equipe especializada, o que torna todo o trabalho mais ágil e eficiente, a terceirização financeira reduz custos, já que dispensa-se a necessidade de manter uma equipe interna — o que é especialmente útil para micro e pequenas empresas.

A seguir, veja em detalhes porque vale a pena optar pelo chamado BPO financeiro:

Redução de custos

A primeira razão para terceirizar o departamento financeiro, especialmente de empresas pequenas, é a redução de custos que ela promove. Isso porque não será necessário arcar com as despesas de um time interno, que inclui, entre outras despesas, o pagamento de horas extras, cursos de aperfeiçoamento e todos os demais direitos trabalhistas.

Portanto, ao pagar a uma empresa terceirizada, o custo é consideravelmente menor do que o que seria gasto com uma equipe de funcionários próprios.

Foco no core business

Outra razão para terceirizar o seu departamento financeiro é a possibilidade de direcionar todos os seus esforços no seu core business. Afinal, ao destinar inúmeras funções para outra empresa, sobrará mais tempo útil para focar na melhoria de performance do seu próprio negócio, além do aumento da produtividade na atividade-fim da sua empresa.

Otimização dos processos financeiros

Por fim, vale ainda destacar que a especialização da empresa terceirizada é também bastante relevante. Afinal, aquela que assumirá a responsabilidade por executar tarefas do departamento financeiro já tem uma bagagem maior em relação às atividades diárias do setor. Com isso, é possível ter maior tranquilidade quanto a eficiência da execução de tais processos — sem mencionar a maior chance de aumentar os lucros.

Como escolher uma solução de terceirização do setor financeiro?

No mercado atual é possível encontrar inúmeras soluções em terceirização de serviços financeiros. Para não errar em sua escolha, portanto, é necessário analisar suas necessidades, a fim de entender que tipo de demanda é vital para a condução das atividades financeiras do seu negócio.

Vale lembrar, ainda, a importância de integrar a empresa terceirizada, de modo a permitir que ela conheça também as necessidades da sua empresa, sobretudo do aspecto financeiro.

Para tanto, é indispensável elaborar um contrato que especifique e detalhe criteriosamente os deveres de cada parte, respeitando o papel de cada um, isto é, até onde vão suas responsabilidades na terceirização.

Que cuidados deve se ter com esse tipo de terceirização?

Tal como ocorre em qualquer outra relação profissional, é fundamental cercar-se de alguns cuidados legais, a fim de ter uma maior segurança jurídica e uma experiência agradável. Sendo assim, para evitar problemas no futuro, os principais cuidados em relação a terceirização do departamento financeiro de sua empresa incluem:
  • assegurar a proteção dos dados do negócio em um ambiente integrado e exclusivo;
  • estabelecer uma comunicação direta e clara, construindo sistemas específicos para cada processo;
  • garantir a transparência das informações;
  • evitar que dados não relacionados se misturem e provoquem dúvidas e induzam erros críticos;
  • criar procedimentos de validação do fluxo financeiro em diferentes níveis, a fim de garantir a segurança dos valores, etc.
Viu como é importante e benéfico terceirizar o departamento financeiro da sua pequena empresa? Para garantir todas as vantagens deste processo, porém, é necessário contar com um parceiro de confiança e competência para conduzir a gestão financeira do seu negócio de maneira adequada.
Se gostou deste post, não deixe de conhecer as soluções estratégicas que o Grupo Destra disponibiliza para melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.