7 benefícios do BPO para a sua empresa

BPO ou Business Process Outsourcing é um conceito em inglês que se refere a um processo de terceirização de determinados processos de uma empresa. Trata-se de delegar atividades que não fazem parte do rol de expertise da empresa para uma outra mais especializada.

Este processo é particularmente antenado com as tendências atuais de superespecialização, onde a grande maioria dos serviços e atividades que devem ser
desenvolvidas, contam com pessoas especializadas no desenvolvimento dos mesmos.

Desta forma, ao invés de uma única empresa lidar sozinha com todos os desdobramentos dos serviços exigidos para a sua manutenção, é possível contratar outra ou outras que possam realizar esses serviços de forma mais acurada. 

Confira a seguir 7 benefícios do BPO para a sua empresa.


1. Conhecimento especializado

Dentre os maiores benefícios do BPO, o ganho de conhecimento especializado está no topo. Cada empresa possui uma determinada linha de atuação e nem todos os setores podem alcançar a excelência desejada, seja por falta de profissionais qualificados ou por reduções de gastos.

Desta forma, ao terceirizar um serviço que não é parte da especialidade da empresa, é possível conseguir um ganho considerável de conhecimento especializado. O BPO pode ser aplicado tanto a serviços mais básicos como alimentação, limpeza e manutenção quanto a serviços mais técnicos.


2. Otimização do tempo

É um fato que os serviços que não são especialidade da empresa ou do funcionário costumam demorar mais tempo para serem desenvolvidos. Seja por motivos de uma sucessão de tentativas e erros, ou mesmo por uma análise mais demorada para evitar erros.

Seja um ou outro motivo, a aplicabilidade do BPO permite a contratação de pessoas aptas a desenvolver o trabalho em um tempo bem menor por conta do seu conhecimento prévio. Assim, um dos benefícios do BPO é, justamente, a otimização do tempo.


3. Otimização do espaço 

Empresas terceirizadas possuem seu próprio espaço de atuação, portanto, os serviços desenvolvidos por elas devem ser feitos em outros espaços. Assim, a empresa consegue otimizar o espaço também.

O local vago pode ser usado para expandir a área dos funcionários, aumentar o depósito, criar um espaço social de interação, entre outras possibilidades. Existem muitas oportunidades para trabalhar um espaço vago e utilizá-lo em prol da empresa.


4. Organização das tarefas e procedimentos

Uma empresa que conta com funcionários focados em uma tarefa específica e para a qual eles foram orientados é mais organizada em relação às suas tarefas e aos seus procedimentos. Ao terceirizar tarefas que não poderiam ser desempenhadas com perfeição, abre-se espaço para focar nas tarefas sobre as quais os funcionários são especialistas.

Assim, todas as tarefas e procedimentos da empresa podem ser colocadas em ordem e organizadas de acordo com o modelo mais eficiente para aquele determinado setor. Cada empresa deve trabalhar para que a organização auxilie no aumento da produtividade.


5. Redução de custos

A terceirização de serviços costuma diminuir, principalmente, os custos com funcionários. Os encargos trabalhistas não são baratos e, a contratação de uma empresa terceirizada que dê conta de pagar os direitos dos trabalhadores é uma ótima opção.

Além dos custos com pessoal, deve haver também o corte nos custos mais imediatos como energia, alimentação, direitos diversos a folga, horas extra, trabalhos em dias nos quais usualmente não se trabalha como feriados.


6. Aumento de produtividade

Se o funcionário está livre de desempenhar tarefas que não são as suas, ele automaticamente é capaz de aumentar sua produtividade realizando serviços específicos de seu cargo. Desta forma, é apenas o resultado óbvio que este funcionário se torne mais produtivo e consiga entregar mais resultados em menos tempo.

Este benefício é facilmente observável ao final do mês ou do período estipulado para o desenvolvimento de determinado projeto. É possível verificar os níveis de produtividade e compará-los para a analisar se valeu a pena.


7. Aumento de tecnologia

Empresas especializadas em serviços diversos possuem tecnologia específica. Desta forma, a utilização de uma terceirizada no desenvolvimento de outros serviços proporciona trocas intelectuais constantes. 

Estas trocas possibilitam a construção de um conhecimento mais amplo e mais complexo que deve levar em consideração outros enfoques, outras perspectivas. Além da tecnologia que é um conhecimento de ordem prática, é possível adquirir conhecimentos também sobre as relações humanas.

Os benefícios do BPO, portanto, podem ser diversos além de impactar favoravelmente a empresa. Este é um processo que deve ser implementado de forma gradual, como diversos outro benefício.

E então, leitor. O que achou de conhecer melhor sobre alguns dos principais benefícios do BPO para sua empresa? Se quer aprender mais sobre este assunto, descubra quais as principais diferenças entre BPO e terceirização.