MEI: por que contratar um contador para organizar suas finanças?

O Microempreendedor Individual (MEI) é caracterizado como pessoa jurídica que realiza trabalhos por conta própria e escolhe essa modalidade enquanto é um pequeno empresário. Muitas profissões podem se enquadrar nesse regime, pois é isento de tributos federais, como Imposto de Renda, Cofins, IPI, PIS e CSLL. 

Mas, afinal, por que contratar um contador para organizar suas finanças? Continue a leitura e saiba mais sobre este assunto!


Por que contratar um contador?

Embora o regime da modalidade se enquadre no Simples Nacional, o MEI tem obrigações fiscais e financeiras como qualquer outro tipo de empresa. De modo geral, alguns empreendedores devem, por exemplo, fazer a declaração do Imposto de Renda e é neste contexto que a figura do contador se torna ainda mais importante.

Contudo, o papel do contador vai além da declaração do Imposto de Renda, isso porque o profissional pode auxiliar o MEI em diferentes aspectos, como no registro da empresa, organização de balanços financeiros, informação sobre oportunidades de investimento, entre outros aspectos importantes.

O profissional também exerce papel essencial, já que pode apresentar os principais detalhes do histórico financeiro do MEI, seus gastos, investimentos que devem ser feitos e também apontar melhorias.


Tributação MEI

Como se sabe, o MEI é isento de tributos, porém mensalmente deve-se realizar o pagamento conforme a sua classificação de serviço (comércio ou indústria; prestador de serviço; comércio ou serviço). O valor pago é destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ISS, e são atualizados anualmente com base no salário mínimo.

Nesse sentido, o contador também pode orientar os microempreendedores individuais sobre esse pagamento — e caso decida contratar um funcionário, o profissional também pode ajudar em relação as despesas de contratação e demais obrigações como recolhimento de FGTS e pagamento dos encargos previdenciários.

Concluindo, dentre os motivos mencionados neste artigo, é válido destacar também que a contratação de um contador é peça fundamental para se orientar em relação aos cenários de crise financeira, bem como para desempenhar melhor a tomada de decisões, já que o profissional é responsável por apontar melhores soluções sobre a situação financeira do MEI, etc.

Gostou das dicas e informações que compartilhamos neste artigo? Se deseja manter-se atualizado sobre o universo corporativo ou demais ações que podem ser colocadas em prática para impulsionar o seu negócio, assine nossa newsletter.