Mapeamento e modelagem de processos

A execução eficiente de processos passa diretamente pela maneira com que eles são efetivamente organizados. De modo geral, ainda que o planejamento seja uma prática estabelecida no universo corporativo, durante sua execução é natural o surgimento de uma série de dúvidas importantes. Afinal, trata-se de um processo que conecta os diversos níveis organizacionais e as pessoas.

Portanto, se quer saber mais sobre este assunto, basta continuar sua leitura!


O que é mapeamento de processos?

O mapeamento de processos nada mais é do que a identificação do fluxo de atividades de uma metodologia específica. Em resumo, trata-se de um meio de comunicação cujo objetivo é auxiliar a empresa de modo a permiti-la compreender mais profundamente os seus processos de negócio, controle e apoio.

Em outras palavras, o mapeamento é uma prática que busca entender as etapas de um determinado processo, descrevendo-o e relacionando as pessoas envolvidas, bem como quais os materiais necessários para conceber determinado produto ou serviço.

Dessa forma, é por meio dele que se busca entender melhor cada etapa que compõe um método em específico, de modo a permitir enxergar claramente tanto os pontos fracos quanto os pontos fortes e, assim, melhorar o desempenho organizacional.


Então, o que é modelagem de processos?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, mapeamento e modelagem trata-se basicamente do mesmo conceito. Contudo, a diferença entre os dois termos passa diretamente pelo fato de que na modelagem existem muitos outros detalhes específicos de um projeto. Isto é, trata-se de uma representação gráfica e completa, já que contém todos os detalhes daquilo que pode ser encontrado no processo.


Qual o papel do mapeamento de processos?

Como pudemos perceber, o fluxo de atividades trata-se de uma etapa fundamental dentro de qualquer organização. Sendo assim, é importante investir no mapeamento para, entre outros aspectos:

?    otimizar as atividades realizadas;
?    documentar os processos;
?    minimizar desperdícios;
?    padronizar o fluxo de trabalho;
?    automatizar processos;
?    reduzir tempo, custo e muito mais.


Como fazer o mapeamento, afinal?

Antes de mais nada é preciso destacar que o mapeamento de processos se trata de um procedimento que deve seguir uma ordem cronológica específica, afinal, nesse caso a ordem dos fatores pode sim alterar os resultados. Portanto, basicamente é preciso seguir esta mesma sequência de modo a otimizar as informações e melhorar o nível das atividades.

Basicamente, para fazer o mapeamento é preciso:

?    identificar uma questão crítica;
?    selecionar e treinar a equipe;
?    identificar e analisar os problemas ou desconexões;
?    colocar em prática medidas de controle; e
?    implantar e monitorar o mapeamento.

Uma vez mapeados, os processos organizacionais podem ser melhor compreendidos, logo, revisados, monitorados e até mesmo redefinidos, se necessário. Gostou das informações que apresentamos neste artigo? Se quer saber mais sobre este tema, entre em contato conosco!