Departamento pessoal, saiba a importância dele

O Departamento Pessoal é o setor responsável pelo documentação dos colaboradores da empresa, ele costuma ser responsável pelos processos de contratação, demissão, gestão de folhas de pagamento, férias, faltas, lançamento de atestados, jornada de trabalho e outros serviços.
Ele lida principalmente com as questões burocráticas que envolvem os colaboradores. Por isso, esse departamento precisa de pessoas cuidadosas e dedicadas, para que elas garantam o bom funcionamento da empresa e uma boa organização interna.
Abaixo neste artigo, resolvemos listar 4 dúvidas que as empresas costumam ter sobre departamento pessoal.
 

1) Toda empresa precisa de um departamento pessoal?

O departamento pessoal busca formas para que a empresa funcione da melhor maneira possível, organizando todas as documentações referente aos colaboradores. E nem toda empresa tem esse departamento separado.
O importante é que os líderes estejam cientes de que ter toda a documentação exigida pelo governo em ordem é algo de grande relevância.
O departamento pessoal é o responsável pelas tarefas burocráticas, como:
  • férias, 
  • licenças, 
  • 13º salário, 
  • carga horária, 
  • rescisão contratual,
  • pagamento de salários, 
  • contratação de profissionais e
  • toda documentação referente aos colaboradores.
Esse departamento lida desde o momento que o colaborador entra na empresa até o momento de sua rescisão. Ele organiza todos os documentos dos colaboradores e faz as anotações na carteira de trabalho e folha de ponto.
O departamento pessoal garante que a legislação trabalhista esteja sendo seguida com rigor. Isso confere mais agilidade e eficiência no controle das relações de trabalho.
 

2) Como é a estrutura do departamento pessoal?

Entendemos que o departamento pessoal é um setor bastante importante na empresa, mais quais e quantos colaboradores são preciso para gerir esse setor com eficiência? São necessários três profissionais: coordenador, analista e auxiliar.
O coordenador será responsável por assessorar os setores da empresa em busca de novos profissionais e coordenador o departamento pessoal. O analista irá fazer o controle dos salários e benefícios dos colaboradores e o auxiliar da apoio em todos processos.
Essa é uma estrutura mínima de um departamento pessoal e pode variar de acordo com a necessidade da empresa. Empresas menores costumam ter um coordenador para realizar as funções, enquanto empresas maiores precisam de um departamento com mais colaboradores.
O importante é que quem for o responsável pelo departamento pessoal saiba quais são as rotinas deste setor.
  1. Admissão e demissão de funcionários,
  2. Folha de pagamento,
  3. Jornada de trabalho,
  4. Gerenciar férias, licenças e afastamentos,
  5. Calcular e pagar encargos sociais e trabalhistas e 
  6. Prestar informações aos órgãos públicos.
Esses seis tópicos podem parecer simples ao serem lidos assim, mas dentro de cada um existem vários documentos que devem ser feitos com atenção e cuidado.
Ao admitir um novo funcionário o departamento deve informar os órgãos de controle e fiscalização, sendo um deles o Ministério do Trabalho e do Emprego.
As folhas de pagamento devem ser feitas com exclusiva atenção para não causar prejuízos ao funcionário ou a empresa. Assim como a jornada de trabalho, para que a empresa não seja alvo de autuações por parte da Justiça do Trabalho.
Pagamento do FGTS, INSS, bonificações devem ser feitas dentro do prazo para que a empresa não sofra multa por atrasos. Além de que o departamento pessoal reúne informações que precisam ser prestadas aos órgãos públicos.
O departamento pessoal também pode ser dividido em setores:
  • Setor de Admissão de Pessoal;
  • Setor de Compensação de Pessoal e
  • Setor de Desligamento de Pessoal.
A decisão da divisão destes setores dentro do Departamento Pessoal será feita de acordo com a demanda da empresas. Empresas pequenas costumam ter tudo centralizado em um único departamento e muitas vezes em uma única pessoa.
 

3) Qual a diferença de um departamento pessoal e o setor de Recursos Humanos?

Já sabemos que o departamento pessoal é responsável pelas documentações dos colaboradores da empresa, já o setor de recursos humanos busca valorizar o profissional. Ele realiza treinamentos, avaliações de desempenho, cuida da comunicação interna da empresa.
O objetivo principal do recursos humanos é ter os melhores profissionais na empresa, garantir um bom clima corporativo e o fortalecimento da comunicação interna. Ele é um dos principais elos entre empresa e colaboradores.
O setor de recursos humanos cria processos de recrutamento e seleção, ele traça um perfil de como seria o colaborador ideal para a empresa e a vaga disponível.
O recursos humanos também realiza a gestão de pessoas, fazendo a avaliação dos funcionários e também busca treinamentos para desenvolver as habilidades de cada trabalhador.
Tudo isso como objetivo de criar um relacionamento sadio entre empresa e colaboradores, esse é um dos principais objetivos do recursos humanos.
 

4) Posso terceirizar o meu departamento pessoal?

Sim! Para algumas empresas ter o seu próprio departamento pessoal é um investimento que eles ainda não estão preparados. Assim, a contratação de uma empresa especializada é uma alternativa.
Terceirizar o serviço de departamento pessoal é contar com profissionais altamente capazes e eficientes. Uma empresa de contabilidade, como o Grupo Destra, compreende todas atividades fiscais e tributárias.
O Grupo Destra possui uma assessoria em departamento pessoal que irá realizar:
  • Registro de empregados;
  • Elaboração da folha de pagamento;
  • Contrato de trabalho;
  • Contrato de experiência;
  • Contrato de rescisão, férias e seguro desemprego;
  • Apuração de encargos sociais;
  • Contribuições sindicais e taxas assistenciais.
O Grupo Destra também dá orientação e auxilia no controle para a melhor aplicação das Leis Trabalhistas dentro da empresa. Sempre prezando a correta utilização das técnicas de organização e sendo transparente com os métodos adotados.
Todas essas atividades são feitas por uma equipe experiente e qualificada, que estão em constante busca pela melhoria dos resultados da empresa contratante. O Grupo Destra busca elevar o nível de desenvolvimento dos trabalhos internos e das relações humanas.
Um dos maiores diferenciais ao contratar o Grupo Destra para organizar o departamento pessoal da empresa é que o cliente irá contar com uma visão profissional e imparcial dos procedimentos.
Essa visão externa pode provocar uma melhoria nas práticas internas. A Assessoria do Grupo Destra pode melhorar o desempenho da sua equipe, as tarefas cotidianas, apontar os erros, trazer sugestões e indicar outros caminhos.
Ter uma empresa de contabilidade que contribui para a melhora da gestão das organizações é um grande investimento e melhoria no seu próprio negócio. O Grupo Destra realiza um acompanhamento personalizado para cada cliente, sempre em busca do melhor resultado.
Quer saber como contratar a assessoria de departamento pessoal do Grupo Destra? Entre em contato conosco através do nosso formulário ou pelo WhatsApp.