Consultoria em gestão integrada

concorrência tem levado as empresas a buscar maneiras de melhorar seus produtos, processos e serviços. Nesse cenário, a certificação da qualidade e da gestão ambiental é uma forma das empresas mostrarem seu compromisso com a qualidade e o meio ambiente. Diante disso, os sistemas de gestão integrada surgiram para suprir a necessidade das empresas em implementarem sistemas de forma racional e natural para a estrutura das organizações.

A função dos sistemas de qualidade e gestão ambiental é normatizar produtos, serviços e ações para que a qualidade dos mesmos seja constantemente melhorada. Estas normas determinam condições que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores num processo de melhoria contínua.

Considerando os variados sistemas existentes, o Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma solução estratégica para corporações que são certificadas em mais de uma norma. Na prática, ao invés de ter uma Política da Qualidade, uma de Meio Ambiente, uma de Segurança e Saúde Ocupacional e uma de Segurança de Alimentos, a empresa que opta pelo SGI seguirá apenas uma política com as quatro faces do SGI.

Para a eficácia do sistema, o ciclo PDCA é essencial. A execução das etapas de PLANEJAR, EXECUTAR, VERIFICAR e AGIR gera uma demanda elevada de controles e registros. No modelo de Sistema de Gestão Integrada, o PDCA torna-se mais abrangente, fazendo com que o sistema se torne mais fácil de ser gerenciado e tornando a gestão simples e eficaz.

A conscientização sobre a necessidade de melhorar os processos e a pressão para se fazer mais com menos tem levado várias corporações a ver a integração dos Sistemas de Gestão como uma excelente solução. Isso ocorre porque a SIG oferece a oportunidade de reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, além de eliminar os vários programas e ações que, em grande parte das vezes, se sobrepõem e geram gastos desnecessários.

 

BENEFÍCIOS

  • A Legislação Ambiental e as NRs – Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho, entre outros requisitos legais, obrigam as empresas a implementar inúmeros programas, atividades e serviços, como o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, a CIPA, o SESMT, o Programa de Atendimento a Emergências, e muito mais.

 

  • As organizações de grande porte devem também desenvolver programas corporativos, em suas várias unidades operacionais.
  • Normalmente são integrados os sistemas com base nas normas: ISO 9000, ISO14000, OSHAS18000 e SA 80000, porém seria ideal que todos os sistemas da organização estivessem juntos no mesmo modelo de gestão assim como um software corporativo.

Com a Destra Consultoria Empresarial as organizações podem cortar custos integrando seus sistemas de gestão, pois implementar sistemas separados representa um desperdício de recursos, além de desgastar os colaboradores.

Conte com a Destra Consultoria Empresarial para cortar custos e implantar o Sistema Integrado de Gestão nos seus sistemas. Para maiores informações entre em contato pelo telefone (62) 3954-6888 ou acesse o portfólio digital através do site.