Conheça a importância do contador para pequenas e médias empresas


Empresas com o faturamento reduzido, principalmente no início de sua trajetória, geralmente atravessam um período de grande instabilidade no que concerne à sua viabilização e consolidação na sua área de atuação. Diante disso, o contador para pequenas e médias empresas torna-se uma figura tão importante quanto para os negócios de grande porte.

Em se tratando da atuação deste profissional, pode-se destacar a indispensabilidade de um excelente planejamento tributário, viabilização financeira e processo de auditoria — além, é claro, de outras questões fundamentais. Por isso, neste post você vai entender um pouco mais sobre cada um dos pilares citados. Boa leitura!


Planejamento tributário


O primeiro passo para a estruturação de uma empresa de pequeno ou médio porte passa diretamente pela definição do regime tributário que lhe será mais vantajoso. Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa não se trata de uma simples tarefa, afinal, escolher de maneira inadequada pode incorrer em uma maior carga tributária.

Para não ter custos maiores do que o necessário, é fundamental que os empreendedores contem com a participação de um profissional de contabilidade neste processo. Isso porque cabe ao contador se responsabilizar pela interpretação da legislação, bem como estabelecer o cenário ideal para que as empresas economizem tanto quanto for possível.
 

Viabilidade financeira


A gestão financeira de pequenas e médias empresas está estritamente relacionada ao setor de contabilidade. Isso porque, quando se dão de maneira conjunta, os dois setores podem viabilizar o enquadramento adequado tanto das receitas quanto das despesas e, consequentemente, garantir maior precisão na aferição do potencial de retorno financeiro.

Esse tipo de “mensuração de desempenho” é uma atividade de extrema relevância, independentemente do tamanho da sua empresa, afinal, por meio dela pode-se planejar todos os demais passos. Além disso, uma análise financeira e contábil adequada pode minimizar eventuais problemas e otimizar o corte de despesas, por exemplo.
 

Auditoria


Raramente se fala nos procedimentos de auditoria em pequenas e médias empresas, apesar delas existirem — ou que pelo menos deveriam existir. Cabe ressaltar que é por meio da auditoria que se pode analisar as conformidades dos processos gerenciais em relação à eficiência e legalidade.

Trata-se, portanto, de uma tarefa vital, já que pode permitir a visualização de inconsistências e demais transtornos que eventualmente passam sem ser notados. Logo, o contador deve, periodicamente, realizar esse tipo de serviço, ainda que se trate de um negócio de menor capital investido.

Ficou alguma dúvida? Se sim, utilize o espaço abaixo para compartilhar conosco as dificuldades enfrentadas pelo seu negócio.