Avaliação de desempenho: o que é, como funciona e por que é importante?

A avaliação de desempenho é uma tarefa muito importante para qualquer organização, uma vez que, além de possibilitar a verificação da performance dos colaboradores, também é uma ferramenta estratégica para o atingimento dos objetivos organizacionais.

Afinal, seja de maneira direta ou indireta, ela acaba fornecendo informações úteis para auxiliar na aplicação de estratégias para estimular a equipe e influenciar o comportamento dos funcionários — que, por sua vez, tornam-se mais engajados com as atividades desenvolvidas pela sua empresa.

No entanto, há diferentes mecanismos que podem ser adotados para avaliar o desempenho e é sobre isso que vamos falar neste post. Para saber mais, continue a leitura!

 

O que é avaliação de desempenho?

Como vimos, a avaliação de desempenho trata-se de uma estratégia que consiste na mensuração da performance dos trabalhadores ou, ainda, de uma área específica da empresa. Portanto, ela nada mais é do que uma ferramenta de gestão muito útil para suprimir eventuais demandas de uma organização.

Na prática, ela tem por objetivo facilitar a compreensão sobre o desempenho dos colaboradores, uma vez que permite visualizar se este está abaixo do que poderia ou se atende aos parâmetros estabelecidos pela própria organização, a partir de uma investigação de habilidades técnicas e comportamentais.

A partir dessa avaliação, portanto, é possível traçar planos estratégicos conforme a necessidade de um funcionário em específico ou o time de colaboradores de determinado setor. Dentre as sugestões possíveis para um alinhamento adequado dos objetivos da organização para sua equipe podem incluir, entre outros:
  • treinamentos,
  • promoção;
  • bonificação;
  • desligamento.

Quais são os objetivos e tipos de avaliação de desempenho?

Em tese, o intuito de uma avaliação de desempenho está estritamente relacionado a fatores como inovação, capacitação e melhoria. Tais pontos são cruciais para o desenvolvimento de qualquer organização e, eventualmente, podem gerar diferentes respostas — caso as metas estabelecidas não estejam sendo cumpridas.

Como mencionado, por meio da avaliação de desempenho é possível medir o crescimento do profissional, bem como direcionar o colaborador com baixa eficiência no trabalho. Para tanto, existem diferentes formas de propor a avaliação. Basicamente, as metodologias mais comuns são:
  • Matriz 9 box;
  • Auto avaliação;
  • Avaliação da equipe;
  • Avaliação 180º;
  • Avaliação 360º;
  • Avaliação por competência, etc.
Cada estratégia tem por objetivo investigar individualmente a performance dos trabalhadores, além de estabelecer uma avaliação coletiva comportamental, em observância aos objetivos do negócio, bem como o alcance dos objetivos organizacionais ou valor agregado pelos colaboradores.

Portanto, não existe uma única maneira de avaliar o desempenho, uma vez que cada metodologia conta com objetivos específicos e que podem variar conforme a necessidade de cada empresa. Logo, cabe ao gestor a missão de estabelecer os mecanismos adequados à realidade de cada negócio.

Viu como é importante atentar-se para a avaliação do desempenho dos seus colaboradores? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.