O que é um RH estratégico e como torná-lo mais eficiente?

O departamento de recursos humanos foi, por muito tempo, visto como um setor exclusivamente operacional, ou seja, que cuidava apenas de assuntos burocráticos. Em linhas gerais, questões como admissão, demissão e gerenciamento de benefícios eram as atribuições mais comuns para os profissionais do setor.

Entretanto, nos últimos anos a visão tradicional deste departamento tem sido modificada, afinal, nos dias de hoje o RH estratégico tem assumido cada vez mais o seu papel de agente transformador, direcionando estrategicamente os resultados organizacionais.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar os principais aspectos responsáveis por sua modernização e o que deve ser feito para torná-lo ainda mais competitivo. Confira!
 

O que é um RH estratégico?

O RH estratégico é um conceito utilizado para destacar a atuação hábil dos profissionais do setor. Isso porque eles utilizam análise de dados para basear a tomada de decisões, otimizando a resposta em diferentes momentos.

Em via de regra, esse tipo de RH pode ser entendido como fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Para tanto, é necessário estabelecer-se a partir de 4 pilares cruciais. São eles:

1.    atuar com uma visão mais ampla do seu negócio;
2.    analisar as informações mais relevantes para a estratégia da empresa;
3.    motivar a equipe de profissionais a desempenharem seu papel de maneira mais eficiente;
4.    contar com uma tecnologia de ponta tanto para realizar a comunicação interna quanto para controlar as rotinas de departamento pessoal, recrutamento e seleção, etc.


Como tornar seu RH estratégico mais eficaz?

Para empresas mais tradicionais, cuja visão estratégica do departamento ainda está atrasada, infelizmente ainda haverá um longo caminho pela frente. Afinal, será necessário propor a mudança de inúmeros processos, aplicar novas tecnologias e colocar em prática ações de gestão estratégica de pessoas.

Nesse contexto, o primeiro passo para tornar o seu RH estratégico é acompanhando de perto os indicadores de desempenho. Parâmetros como frequência, rotatividade de pessoal, satisfação dos colaboradores, entre outros, são critérios válidos para essa análise.

Em seguida, é hora de apresentar os objetivos da organização, definir metas e processos que contribuam para o crescimento e sucesso organizacional. Além disso, é interessante apostar na atração e retenção de capital intelectual, sobretudo com a oferta de bons benefícios.

Por fim, vale destacar que a modernização do departamento de Recursos Humanos é crucial para o sucesso, bem como aprender a terceirizar demandas, já que seja por falta de qualificação ou experiência, não é possível tratar com excelência todos os aspectos envolvidos em uma gestão de sucesso.

Elaborar um RH estratégico é prioridade para qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Por isso, um departamento que assuma o protagonismo pode contribuir diretamente para o crescimento empresarial e se tornar ainda um excelente diferencial competitivo.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando as novidades que compartilhamos em nosso blog e aprofunde seus conhecimentos sobre gestão, novas tecnologias e demais assuntos relacionados.