Gestão de pessoas na Governança Corporativa

Os procedimentos adotados pelas organizações são cada vez mais relevantes para o mercado consumidor. Justamente por isso, a adoção de boas práticas de Governança Corporativa é um diferencial estratégico muito importante. Afinal, por meio dela é possível viabilizar os recursos necessários para que a sociedade conheça as organizações.

A governança, por sua vez, é justamente sobre isso: total transparência em seus processos. Neste texto, explicaremos brevemente a relação que há entre a gestão de pessoas e a Governança Corporativa. Continue a leitura para descobrir o que é, qual a relação entre elas, os princípios básicos da Governança de Pessoal, entre outros detalhes!
 

O que é Governança Corporativa, afinal?

Governança Corporativa é uma metodologia que consiste na aplicação de práticas que estão intimamente atreladas a um ambiente corporativo organizado, responsável e transparente. Tais pilares, por sua vez, são essenciais, sobretudo em um momento em que a sociedade está mais ligada aos valores das organizações.

Parte desse interesse tem relação direta com as práticas de uma empresa no que se refere ao meio ambiente, incluindo questões sobre o aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição da água e do ar, etc. Ainda, parte da preocupação com o impacto das empresas na comunidade em que estão inseridas.

Além disso, às políticas e processos na gestão de empresas e demais entidades serve para que, direta ou indiretamente, os consumidores conheçam as empresas, especialmente aquelas em que estão acondicionados a fazer qualquer tipo de negócio, de modo a certificar-se de que as condutas são aceitáveis dentro dos pilares citados.
 

Governança corporativa e a gestão de pessoas

Em primeiro lugar, devemos reconhecer que uma organização é composta por pessoas. Dessa forma, o capital humano vem primeiro, antes mesmo dos negócios. Afinal, é por meio dos colaboradores que as empresas tornam viáveis a implementação de quaisquer estratégias — além de executar as operações basilares de uma empresa.

Nesse sentido, a introdução de práticas de Governança Corporativa está justamente nas ações que são colocadas em prática diariamente pelas pessoas. Logo, é indispensável que os trabalhadores sejam orientados por princípios associados às boas práticas de governança, de modo a conduzir o negócio aos objetivos estabelecidos.

É exatamente neste sentido que uma gestão de pessoas adequada pode se tornar um diferencial competitivo. Afinal, por meio dela, os colaboradores recebem orientação apropriada para se orientarem conforme os valores de uma empresa — e isso só é possível em razão do estabelecimento de uma estrutura organizacional.


Princípios básicos da Governança de Pessoal

A Governança de Pessoal trata-se de uma atuação ordenada em relação ao curso da gestão de pessoas, tal como seu acompanhamento. Sendo assim, ela possui objetivos como:
  • Aperfeiçoar as estratégias de gestão de pessoas, prioritariamente, a fim de buscar melhores resultados organizacionais;
  • Alinhar as políticas de pessoal;
  • Aprimorar o desempenho das equipes no que concerne os processos e procedimentos, sobretudo em relação a manutenção de custos;
  • Fazer cumprir as diretrizes legais em vigor;
  • Minimizar eventuais riscos associados ao RH; e
  • Assistir na tomada de decisões relacionadas a gestão de pessoas.
Portanto, como vimos, a Governança Corporativa tem ganhado cada vez mais destaque no universo corporativo. Sua relação com o RH, portanto, trata-se de um aspecto primordial para o crescimento sustentável das empresas, principalmente em função da atração e retenção de talentos, redução dos índices de turnover, entre outros.

O que achou de conhecer mais sobre a Governança Corporativa e sua relação com o setor de Recursos Humanos? Para se manter por dentro das novidades que compartilhamos por aqui, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.