Entenda como a Reestruturação Societária pode beneficiar a sua empresa

A reestruturação societária de uma organização é um mecanismo que pode ser empregado em diferentes tipos de operações, desde uma cisão, até uma fusão ou incorporação de empresas. Seu objetivo, neste caso, refere-se diretamente à reorganização da empresa, para que esta se torne mais competitiva e gere mais lucro.

Para que haja essa reestruturação, porém, é imprescindível que haja uma aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Isso ocorre, pois, do contrário, poderia haver um abuso de poder, dificultando, por exemplo, o estabelecimento da livre concorrência. Por outro lado, como a reorganização societária pode ser útil ao seu negócio?

Para entender esse e outros aspectos, explicamos, em detalhes, os principais pontos sobre esse sistema. Boa leitura!

Afinal, o que é reestruturação societária?

Também denominada reorganização societária, a reestruturação do quadro de sócios de um negócio nada mais é do que a mudança de sócios e acionistas, como o próprio nome sugere. Tais modificações, por sua vez, podem ser elaboradas a partir da alteração da fusão, aquisição, cisão ou incorporação de uma empresa.

Para esclarecer, fusão é aquilo que ocorre quando há a junção de duas ou mais organizações para composição da mesma unidade; já a cisão se dá mediante a transferência de patrimônio de uma empresa para outra — em geral, mediante a divisão de uma organização em outras empresas —; a incorporação, por sua vez, ocorre quando uma empresa incorpora-se a outra já existente e, por fim, transformação é o nome que se dá quando uma empresa altera seu tipo societário.

Dito isso, cabe mencionar que a reestruturação societária se realiza quando há o desejo de se completar interesses dos sócios, tal como às necessidades geradas pelo mercado. No entanto, tal processo deve ser acompanhado pelo CADE, como mencionamos, para evitar abusos e demais infrações que comprometam a ordem econômica.

Quando a reestruturação societária pode ser necessária?

A reeorganização de uma sociedade empresarial pode ser aplicada em diferentes situações e inspirada por diversos fatores. Dentre os exemplos mais comuns, destaca-se problemas de ordem financeira, necessidade de investimentos objetivando o crescimento organizacional, modernização da companhia, aquisição estratégica de investidores ou mesmo o estabelecimento de estratégias competitivas.

O sucesso da reorganização societária, tal como sua eficiência e rapidez depende diretamente da atuação dos gestores, que devem compreender profundamente os passos e suas respectivas consequências. 

Deve-se considerar também tanto vantagens de curto prazo, quanto de longo prazo, além de eventuais impactos que ela terá sobre a vida e atuação dos colaboradores no geral — sem mencionar a validação dos resultados, a fim de que eles sejam atingidos.

Quais as vantagens da reestruturação?

Uma reestruturação societária bem conduzida pode fornecer muitos benefícios, sobretudo do ponto de vista econômico. Dentre outras vantagens, destaca-se, por exemplo, a:
  • diminuição de despesas;
  • ampliação do negócio;
  • fortalecimento da empresa;
  • aperfeiçoamento de processos logísticos;
  • diminuição da concorrência;
  • melhor organização tributária, etc.

Qual é a importância da reorganização societária?

As empresas que buscam se destacar no mercado devem passar por mudanças no decorrer de sua história, o que é absolutamente natural e até mesmo esperado. Afinal, para se tornarem mais competitivas, eventualmente pode ser necessário passar por uma profunda mudança em relação às atividades executadas. 

Nesse tipo de diversificação, porém, é necessário atentar-se para o CNPJ, de modo que uma atividade não gere impacto negativo sobre a outra. Isso, na pior das hipóteses, poderia gerar um aumento no volume tributário devido ou até mesmo acabar tornando mais difícil a apuração de resultados.

Pensando ainda nas vantagens que ela oferece às instituições, ganha-se maior eficiência logística, produtiva e reduz-se consideravelmente os custos, sobretudo quando a reestruturação societária se dá mediante a fusão ou aquisição de empresas. Afinal, além de diversificar no mercado, pode-se atingir um melhor desempenho econômico, ter acesso a linhas de crédito, e muito mais.

É importante mencionar, ainda, que a reorganização societária por si só é nula, especialmente se não há um plano de negócios bem elaborado. Além disso, para contar com todas as suas vantagens, é importante que o negócio conte também com uma profunda análise fiscal, jurídica e tecnológica.

Concluindo, a reestruturação societária é uma metodologia muito importante para o crescimento organizacional. Porém, para que ela seja colocada em prática, é vital avaliar bem as mudanças necessárias, bem como aquelas que são apropriadas para o seu negócio.

O que achou deste conteúdo? Viu como é importante uma reorganização societária? Para que esta surta efeito, porém, é vital contar com suporte especializado. Assim, caso queira uma assessoria adequada, fale conosco agora mesmo e descubra como o Grupo Destra pode oferecer ao seu negócio negociações seguras e rentáveis.