Cursos in company: o que é, benefícios e como aplicar a capacitação de sua equipe

Manter uma organização mais competitiva e eficiente passa diretamente pela oferta de benefícios e uma boa remuneração. Entretanto, apenas essas estratégias não são mais suficientes para atrair e reter talentos, sobretudo em relação a sua motivação e produtividade. Nesse contexto, os cursos in company são excelentes alternativas para agregar valor ao capital intelectual das organizações de ponta.

Quer entender melhor sobre este assunto? Então, continue sua leitura!

Qual a importância dos cursos in company em tempos de covid?

Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o distanciamento social assim como o trabalho remoto se tornaram práticas comuns para tentar reduzir o número de contaminados pela doença. Com o retorno das atividades, é preciso se adaptar às mudanças e seguir as tendências do mundo corporativo na era pós Covid-19. 

Nesse contexto, os cursos in company terão ainda mais relevância no cenário educacional. Isso porque, através dessa metodologia de ensino será possível identificar as novas formas de fazer negócio, assim como os aspectos que afetam a vida dos consumidores, os negócios e as corporações.

Para se reinventar e continuar se preparando para o mercado de trabalho, buscando posicionar as organizações em melhores posições — apesar da crise generalizada — os cursos in company serão fundamentais. Ademais, ainda é possível investir na qualificação profissional por meio de cursos ou treinamentos virtuais, utilizando plataformas de ensino à distância.

Quais as vantagens desse tipo de qualificação?

Em linhas gerais, os cursos in company podem ser encarados como investimentos realizados pelas organizações para capacitação de suas equipes. Em compensação, essa instrução tem potencial para desenvolver a produtividade, melhorar o desempenho dos trabalhadores. 

Isso porque os profissionais em treinamento são munidos de novas técnicas e habilidades de maneira a aprimorar suas competências e entregar melhores resultados. Diante disso, o desenvolvimento de novas competências torna-se uma ferramenta estratégica fundamental para competitividade de qualquer organização.

Confira, a seguir, algumas das principais vantagens em instituir os cursos in company em sua organização.

Otimização do tempo

Com uma rotina cada vez mais agitada, os colaboradores tem seu tempo reduzido e, por isso, se qualificar por meio de leituras, palestras, workshop’s ou notícias na internet não é uma tarefa viável. Por isso, utilizar treinamentos rápidos que sintetizam todo esse conhecimento é possível por meio do curso in company.

Troca de conhecimento

Nesse modelo de educação a troca de conhecimento aplicável acontece de maneira natural e enriquece ainda mais o aprendizado, já que mostra na prática algumas situações que são vivenciadas na rotina dos colaboradores.

Adaptação e integralidade

Manter-se alinhado à cultura organizacional é um desafio para as organizações nos tempos modernos. Entretanto, é indispensável que haja uma adaptação às práticas organizacionais, pois assim é possível fomentar o relacionamento interpessoal e superar obstáculos comumente observados na gestão de pessoas. 

Custos reduzidos

Diminuir os gastos é um desafio para todas as empresas, sobretudo em períodos de grande crise econômica. Sendo assim, esse treinamento se configura em uma vantagem competitiva importante, afinal, a maioria dos cursos são oferecidos dentro da própria instituição, minimizando o peso financeiro sobre essas atividades.

Talentos valorizados

A partir da qualificação dos colaboradores a organização passa a contar com funcionários mais eficientes e produtivos. Nesse sentido, é possível garantir melhores resultados organizacionais, já que a equipe estará mais engajada com os objetivos da empresa. Sendo assim, investir em um curso in company é uma forma de também valorizar os colaboradores, afinal, eles poderão assimilar melhor a importância do papel desempenhado dentro da empresa.

Afinal, como escolher uma instituição de qualidade?

Com a popularização deste conceito houve um aumento significativo no número de interessados por esse tipo de treinamento. Atualmente, os cursos in company ocupam uma parcela de destaque dentro do universo corporativo. 

Enquanto este fato proporcionou uma elevada chance de capacitação profissional dos colaboradores — sem deixar de lado os objetivos da organização —, por outro lado exige-se muita cautela para analisar as opções e definir a melhor instituição de ensino.

Nesse cenário, a dica mais importante é verificar a credibilidade dos instrutores, comprometimento da instituição e entrega dos resultados. Além disso, a experiência comprovada no ensino corporativo é um diferencial fundamental para não errar na hora de escolher o melhor treinamento para os seus colaboradores.

A despeito do tamanho e área de atuação de um negócio, toda empresa precisa se adaptar às novas realidades para manter-se viva e competitiva. Portanto, há sempre algo para ser melhorado, especialmente em relação ao desenvolvimento de novas habilidades corporativas. Por isso, a criação dos cursos in company pode ser um divisor de águas para o futuro do seu negócio.

Lembre-se sempre de que as principais organizações cresceram a partir do investimento em suas equipes. Se gostou das informações que trouxemos, não deixe de conhecer os cursos disponíveis na Unidestra.