Contabilidade gerencial: o que é e porque usar

O serviço do contador é fundamental para qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Na contabilidade gerencial, o contador orienta o empreendedor sobre o que fazer em relação a tributos e impostos, além de auxiliar na tomada de decisões da empresa. Para entender a importância desse profissional e do trabalho que ele realiza, confira o que é esse serviço, sua importância e particularidades.

O que é contabilidade gerencial?

contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis responsáveis pela identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras de uma empresa, assegurando o uso apropriado de recursos.

Além dos aspectos listados acima, a contabilidade gerencial também permite comparar a empresa com concorrentes, entender o mercado e utilizar previsões e tendências para projetar o futuro da empresa de acordo com a estratégia adequada.

Importância da contabilidade gerencial na gestão empresarial

O profissional responsável pelas atividades de contabilidade gerencial tem grande conhecimento de contabilidade financeira e entende da área tributária, além de conhecer os números e particularidades da empresa.

Isso permite que o contador análise faturamento, lucros e despesas e explique os dados contábeis para os donos, diretores e gerentes da empresa. A partir dessas informações, os diretores poderão tomar decisões estratégicas mais eficazes na estrutura e nos processos.

Por que contratar um serviço de contabilidade gerencial?

Um plano financeiro com valores e metas bem definidas é essencial para a boa gestão de uma empresa. Nesse contexto, a contabilidade gerencial se revela como um recurso eficiente. O contador está sempre em contato com as transações da empresa e pode coletar dados úteis na gestão do empreendedor.

Vantagens da contabilidade gerencial

  • Gestão financeira através de fluxo de caixa
  • Redução de desperdícios
  • Comunicação que favorece decisões estratégicas

Para saber como levar os benefícios da contabilidade gerencial para sua empresa, confira os serviços de contabilidade realizados pelo Grupo Destra. Entre em contato com nossos especialistas pelo número 62 3933-2650 ou pelo site.