Contabilidade estratégica: Entenda seu papel na gestão contábil

A contabilidade estratégica é uma evolução da contabilidade gerencial com o objetivo de atender os novos ambientes empresariais. Dessa maneira, o papel do contador estratégico na gestão contábil consiste em proporcionar o desenvolvimento das estratégias, que dependem das informações direcionadas pela contabilidade gerencial.

Tomar decisões de forma a obter grandes resultados é a essência fundamental da contabilidade estratégica. Portanto é preciso compreender a estrutura de custos; as estratégias de preços e produtos; e o volume de participação dos concorrentes no mercado.

A arte do estrategista consiste em executar de forma eficiente e assertiva planos e ações que auxiliarão vencer o inimigo. Até mesmo, se o inimigo for o concorrente ou simplesmente outros fatores que ameaçam a contabilidade da empresa.

A contabilidade estratégica e sua postura de decisões

A contabilidade estratégica apenas pode resultar em acertos se baseada em planos assertivos, por meio de: informações obtidas em relatórios, ambientes internos e externos.

Por meio dessa atividade a contabilidade estratégica proporciona controlar as tarefas da corporação, planejar táticas e operações futuras. Diante dos relatórios, o gestor com essas habilidades se adequará com maior facilidade aos seus recursos.
Com as especificações obtidas pela gerência, a contabilidade estratégica poderá medir e avaliar o desempenho das ações financeiras, dentro e fora da empresa.

É partir deste momento, que a contabilidade estratégica executa o seu principal papel na gestão contábil: aperfeiçoar o processo e tomar decisões assertivas. A finalidade desta ação proporciona melhorar a comunicação interna e externa do negocio.

Necessidade de se tornar um contador estrategista

Com o crescente avanço tecnológico, as atividades burocráticas estão se tornando mecanizadas, realizadas por softwares especializados em gestão. Desta maneira, os empreendedores e administradores estão se tornando mais estratégicos.

Na busca por se destacar no mercado, há uma corrente busca e competição entre empresas para se diferenciarem uma das outras. A busca torna a competição bastante complexa e interessante, assim sendo a novidade da contabilidade estratégica pode fazer uma organização se destacar muito mais no mercado.

Vantagens da estratégia
 

Entre as vantagens da contabilidade estratégica observamos que os efeitos beneficiam as empresas como todo. Oferecendo uma visão ampla do negócio de maneira racional. Se problemas financeiros forem encontrados, os administradores ficam sabendo, de forma clara.

Entre as suas vantagens será possível comparar os produtos, serviços e práticas empresariais. Contudo a contabilidade estratégica permite identificar quais motivos determinadas empresas, concorrentes, estão alcançando sucesso ou enfrentando dificuldades.

Absorver essas técnicas ajuda a evitar erros semelhantes ao de terceiros, possibilitando adotar as práticas mais adequadas para o negocio.
 
E aí, gostou deste conceito? Que tal conhecer as nossas
soluções contábeis?