Compliance – Como utilizar junto com a contabilidade

Em um mundo cada vez mais competitivo e preocupado com as pessoas, muitas empresas tendem a buscar cada vez mais a adoção do compliance, termo em inglês que mostra que as empresas estão buscando agir de acordo com leis e regulamentos.

Mas você sabe como essa situação pode auxiliar a área de contabilidade da sua empresa? Continue lendo para entender mais.

Processos de compliance

No início, o compliance era usado principalmente na área jurídica para que tudo fosse feito de acordo com a lei (contratação de funcionários, definição de sociedades, contratos, etc...).

Após um tempo, esses processos também chegaram também na área contábil, que hoje se preocupa muito mais com os gastos e se os mesmos estão de acordo com o que a empresa tem condições de utilizar.

Compliance e contabilidade

compliance se insere muito dentro da área contábil. Os dois caminham juntos, já que a transparência nas contas é parte importante deste tipo de ação.

O grande problema é que a maioria das empresas se preocupa apenas com a legislação, ou seja, em colocar nos registros só aquilo que tem efeito tributário.

Não existem controles preventivos para a contabilidade das empresas, algo em que o compliance ajudaria e muito. Esses momentos acontecem, na maioria das vezes, quando as instituições percebem que perderam dinheiro ou que estão tendo dificuldades operacionais.

Boas práticas de compliance

Existe um código da OCDE (Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) específico para as boas práticas dentro do compliance. E a adoção de sistemas de controles internos interligado com os procedimentos financeiros e contábeis é essencial para garantir o funcionamento transparente das empresas.

Grupo Destra oferece soluções contábeis integradas com compliance que vão ajudar a sua empresa a crescer e ficar em dia com a lei. Fale agora com a nossa equipe através do telefone (62) 3954-6888 ou clique aqui para acessar nosso site.