Como tornar a gestão financeira da sua empresa mais eficiente

Pensando no objetivo do seu negócio, qual é sua maior dificuldade? Gerar mais vendas? Se tornar um ícone da sua área? Sua meta principal é expandir a empresa? Independente do alvo escolhido, para atingi-lo é invariavelmente necessário estabelecer uma gestão financeira eficiente.

Quando empregada de maneira adequada, a boa gestão pode contribuir diretamente para o sucesso empresarial de qualquer negócio. Contudo, pouco adianta uma gestão financeira sem qualquer cuidado, se você espera atingir grandes resultados. Para alcançar destaque, é preciso apostar em soluções transformadoras, como o BPO financeiro.

Essa é uma metodologia interessante, especialmente para quem almeja alcançar um melhor equilíbrio financeiro, pensando no crescimento do seu negócio. Portanto, se quer saber mais sobre este assunto, veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra como ampliar o desempenho organizacional de forma saudável através da boa gestão financeira.


Qual é a importância da gestão financeira, afinal?

A gestão financeira é uma área vital para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atuação. Por meio da destinação inteligente de recursos financeiros, pode-se fortalecer a marca, proporcionando o crescimento organizacional.

Além disso, quando bem executada, a gestão financeira pode reduzir de forma considerável as despesas, o que, consequentemente, trará um impacto cada vez maior sobre os resultados financeiros. Logo, quanto mais eficiente for, menores serão os problemas enfrentados pelo negócio.


5 medidas para uma gestão financeira eficiente

De modo geral, adotar algumas medidas pode ajudar o seu negócio a ter uma gestão financeira mais eficiente. Abaixo, confira quais são as principais:


1. Analise sua saúde financeira

Acompanhar, mensalmente, o desempenho financeiro do seu negócio é o primeiro passo para tornar a gestão financeira profissional. Basta lembrar que, tal como ocorre com o nosso organismo, os negócios também precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis e produtivos.

Nesse contexto, adotar algumas ações preventivas pode contribuir para o sucesso da sua empresa. Confira alguns exemplos:
  • manter-se sempre bem organizado;
  • adotar medidas para prevenir gastos;
  • estabelecer metas sistematicamente;
  • evitar o uso de crédito com juros altos, sobretudo o cheque especial e os empréstimos;
  • fazer o controle de gastos, etc.


2. Acompanhe o fluxo de caixa

Não tão raro, muitos empreendedores e gestores tomam diversas decisões equivocadas, dentre as quais se destacam, por exemplo, considerar somente o fechamento de novos negócios, sem avaliar, antes, o fluxo de caixa. Ao ignorar o dinheiro que sai, consequentemente estamos abrindo mão do controle de despesas variáveis e fixas.

Com esse tipo de atitude, abre-se uma perigosa margem para a tomada de decisões inapropriadas — sem contar que transmite uma ideia de “dinheiro sobrando”, o que poucas vezes é verdade. Ademais, eventualmente pode acabar se gastando mais do que o necessário, gerando consequências graves, como o superendividamento do negócio.


3. Investigue as finanças da sua empresa

Diferentemente do que muitos gestores acreditam, analisar as finanças da sua empresa nem sempre é sinônimo de corte de gastos em todas as áreas. Porém, é um passo indispensável para entender melhor o que pode ou não ser cortado, a fim de minimizar o impacto sobre todas os setores da empresa.

Um exemplo de despesas que não podem ser cortadas é a folha de pagamento dos colaboradores. Por outro lado, uma investigação minuciosa pode oferecer maior facilidade na hora de minimizar gastos não essenciais, otimizando a forma com que os recursos são aplicados e, eventualmente, trazendo melhores resultados para a organização.


4. Utilize um sistema de automação e análise

Hoje em dia, dificilmente um negócio pode sobreviver e se destacar se não acompanhar as revoluções tecnológicas. Nesse sentido, considerando o aumento do volume de informações tratadas, especialmente pelo departamento financeiro, o trabalho manual é completamente inviável. 

Com isso, surge a importância maior sobre o uso de sistemas automatizados para o sucesso organizacional e para o bem da boa gestão financeira. Isso porque, através desse tipo de recurso, tanto os colaboradores quanto os próprios gestores terão maior produtividade, assim como à sua disposição, informações mais confiáveis para a tomada de decisão.


5. Tenha um bom relacionamento com o cliente

Por último, mas não menos importante, ter um bom relacionamento é mais uma medida fundamental para uma gestão financeira eficiente. Afinal, devemos nos lembrar que a qualidade do serviço prestado pode influenciar diretamente sobre o desempenho financeiro do seu negócio.

Clientes satisfeitos serão defensores da sua marca, mas, clientes insatisfeitos podem acabar comprometendo a saúde financeira do seu negócio, uma vez que é comum cancelarem os serviços ou produtos contratados, além de transmitir uma ideia depreciativa sobre a imagem da sua empresa.


Conclusão

Há, no mercado, empresas de pequeno porte principalmente, com enormes desafios para propor uma gestão financeira adequada. Em geral, isso ocorre principalmente por conta da falta de profissionais qualificados para executar tais funções.

Sendo assim, contar com um gestor financeiro experiente é, sem dúvida, uma excelente opção. Afinal, este profissional conhece bem os processos financeiros de uma empresa, além de vivência maior para agregar benefícios de fato para o negócio.

E então, o que achou de aprender sobre a gestão financeira? Agora que está por dentro de todos os pilares que fazem uma gestão produtiva e eficiente, continue aprendendo sobre este assunto. Leia o nosso artigo com os 7 benefícios do BPO para o seu negócio.