24 de setembro | 17:43

Dicas para fazer a Análise de Balanços da sua empresa

A Análise de Balanços é a avaliação da evolução do passivo e do ativo, das despesas e receitas, do patrimônio líquido e das operações que lhe deram origem. Ela oferece um diagnóstico sobre a real situação econômico-financeira da organização através de relatórios e permite maior conhecimento sobre a empresa.

Importância da análise de balanços para entender sua empresa

Para preparar uma análise de balanços é necessário compreender o negócio da empresa por meio de informações específicas do setor. Para isso, alguns fatores importantes são o controle de estoque, logística e estratégia de marketing.

Isso demonstra que só é possível tomar decisões importantes ao entender o negócio como um todo.

Fique por dentro da contabilidade 

É fundamental entender as conexões da contabilidade para fazer a análise de balanços. A partir do balanço é possível entender quais as decisões de investimentos e os valores investidos para alcançar os resultados desejados.

Aprenda sobre lucro e caixa ao fazer a análise de balanços

A análise de balanços é o momento de analisar a Demonstração de Resultados do Exercício. Por isso é fundamental lembrar que Lucro e Caixa possuem significados diferentes e atuam de forma diferente sobre os investimentos.

Lucro Operacional

Os resultados não operacionais influenciam diretamente no lucro operacional. Por isso, deve-se entender os valores de receita e despesas que não estão diretamente relacionadas ao negócio e aplicar sua visão de análise para fazer uma boa análise de balanços.

Ciclo de caixa 

Para planejar o capital de giro da organização e avaliar a necessidade de empréstimo bancário é necessário entender como se estabelece a relação entre os prazos de estocagem, as vendas e o recebimento das vendas. O ciclo de caixa é essencial para ajustar a periodicidade e a entrada e saída de valores.

Está precisando fazer uma análise de balanços na sua empresa? O Grupo Destra está aqui para te ajudar. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de contabilidade.